cultura

Colecções

Dia 28 de Junho 2011, o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro comemorou os 26 anos.

De Zeus e Mnemosine herdámos pelas Musas o que nos dá humanidade: o conhecimento e o poder, a memória e o esquecimento. Do pai se vincula o poder - política -, incutindo ao manifesto museológico a ‘não ingenuidade’ que lhe permite resistir e subsistir; da ligação materna está presente a ‘poesis’ e a memória que lhe conferem a vertente poética e estética.

Museu Dionísio Pinheiro - Sala 4Desta simbiose resulta a complexidade museológica e a sua prática híbrida que guarda o património herdado e faz do Museu espaço de memória, espaço de esquecimento, espaço de resistência, enfim, espaço ‘sagrado’.

Dos fundadores desta instituição, a cidade de Águeda e todo o público que nos visita ganha humanidade. Não apenas que se espelha em cada reflexo do olhar de admiração pelas obras de tão grande valor patrimonial e artístico, mas da Alma que se sente em cada objecto, de subtil escolha, de uma sensibilidade que se ergue por todo o espaço museológico.

Dionísio Pinheiro nasceu também nesta cidade há 120 anos – celebra-se este ano – e daqui partiu para o Porto, criança, para trabalhar. Foi aí que cresceu e fez fortuna, no entanto, foi a Águeda que deixou o seu legado.

Obras de arte que remontam a séculos passados, como esculturas do Mestre Pêro – escultor da Rainha Santa Isabel – do século XIV -, obras da pintura “primitiva” portuguesa, arte sacra barroca ou rococó, pintura de grandes pintores nacionais dos séculos XVIII, XIX e XX, arte europeia como esmaltes de Limoges, pintura flamenga e francesa, mobiliário que transpira mutações da História, cerâmica oriental, marfins, cristais, tapeçarias, pratas, jóias. Vivenciamos o cénico de Carlos Reis, Vieira Portuense, Acácio Lino, António Carneiro, Fausto Sampaio, José Malhoa, Charles Busson, Philippe Warwerman, Fortunato Anjos, Arlindo Vicente, Falcão Trigoso, Moura Gyrão, Navarro Poves, Cândido da Cunha, Domingos Sequeira, entre muitos mais. Motivos para nos sentirmos gratos.

Também neste dia se inaugurou a página oficial da Fundação em  www.fundacaodionisiopinheiro.pt