cultura

História

Dionisio PinheiroDionísio Pinheiro nasceu em Águeda, a 24 de Setembro de 1891 e faleceu em 7 de Outubro de 1968, no Porto.

De origem bastante humilde, Dionísio Pinheiro desde muito jovem começou a trabalhar, tendo ido para o Porto aos 11 anos de idade, para trabalhar como marçano nos Armazéns Cunha, revelando as suas capacidades intelectuais e laborais, levando-o mais tarde a ser convidado para sócio dos mesmos. Frequentou o Curso nocturno da Escola Industrial e posteriormente funda uma fábrica de tecidos em Rebordões, Santo Tirso.
Teve uma intensa actividade comercial e industrial que aliada a uma enorme sensibilidade, o conduziram a um grande enriquecimento material e cultural. Os frutos da sua vida permitiram-lhe desenvolver acções caritativas na sua terra natal e constituir um valioso património artístico.


Alice Cardoso PinheiroAlice Cardoso Pinheiro nasceu a 28 de Maio de 1900, nas Caldas da Rainha e faleceu no dia 27 de Dezembro de 1974, no Porto.
Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso casaram no Porto em 1920. Nutrindo de uma sensibilidade muito própria, Alice Cardoso Pinheiro ajudou o marido na escolha e aquisição do espólio artístico que poderemos apreciar e estudar neste Museu.

Objectos que percorriam o seu quotidiano na casa de habitação do Porto, Av. Dos Combatentes, ou em Águeda, na sua casa da Rua do Adro.

Por testamento, Dionísio Pinheiro instituiu esta Fundação que nasceu a 05 de Maio de 1969.
As suas disposições testamentárias são de que a sua sede seria em Águeda, para albergar e divulgar a sua colecção de Arte tendo como finalidades a Cultura e a Educação.

O edifício foi construído na Quinta de São Pedro, propriedade de Dionísio Pinheiro; e o projecto da responsabilidade do arquitecto Agostinho Rica. Começando a ser construído em 1974 e concluído em 1982.
O Museu da Fundação Dionísio Pinheiro, foi inaugurado a 28 de Junho de 1985. Possui seis salas de exposição permanente e uma sala de exposições temporárias.

A Fundação é composta essencialmente por:

  • Museu, com 6 salas de exposição permanente.
  • Sala de exposições temporárias e multiusos
  • Biblioteca
  • Auditório
  • Área técnica: Gabinete de museologia, gabinete de conservação e restauro e Depósito de Acervos
  • Jardins
  • Bosque