CD dos NOA NOA

noaJá se encontra à venda, no Espaço Loja da Fundação, o CD dos NOA NOA, “Língua” Vol. 1.

Este projecto foi apresentado na Fundação no 28º Aniversário de Dionísio Pinheiro (28 de Setembro de 2013) e como tal decidimos ter o primeiro trabalho discográfico dos NOA NOA à venda.

De acordo com o Jornal de Letras:

“Na justa fronteira entre o tradicional e o erudito, os NOA NOA, duo de Filipe Faria e Tiago Matias, estreiam-se com um disco surpreendente, que vagueia por territórios pouco explorados  da música da península – a meio caminho entre Jordi Saval e o também excelente trabalho da sua filha Ariana. O som dos NOA NOA parte de uma afinidade simples e eficaz entre os cordofones de Tiago Matias e a voz delicada de Filie Faria. Perante esta base elementar constroem tudo o resto, com mais variados instrumentos e efeitos. Apesar de a base ser essencialmente um cancioneiro tradicional anónimo, prevalece uma sonoridade erudita, devido à voz e à forma como os arranjos são trabalhados. Este Vol. 1, dos NOA NOA, construído numa residência artística em Idanha-a-Nova, é também uma reflexão sobre a língua, buscando cumplicidades ibéricas, com temas em português, castelhano, catalão, galego, basco, mirandês e asturiano. Ouvindo o disco pode-se aferir até que ponto a sonoridade influência as próprias músicas. NOA NOA afasta-se assim, com um dinamismo erudito, de outros projectos que trabalham a música tradicional, usando ferramentas opostas para evitar a sua cristalização.” (in Jornal de Letras, 9-22 Julho 2014).