cultura

Dia Internacional dos Museus

There are no translations available.

A Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro está preparada para receber os amantes da cultura e da arte numa celebração única em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 de maio. Com um programa diversificado, que inclui exposições, apresentações musicais, lançamento de livro e homenagens especiais, o evento promete encantar visitantes de todas as idades.

A abertura oficial das festividades acontecerá às 10h nos jardins e bosque da Quinta de São Pedro, com a inauguração da Feirinha do Museu, um espaço onde os visitantes poderão apreciar e adquirir obras de arte, artesanato local, entre muitos outros artigos.

Às 11h, terá lugar uma sessão solene de grande significado, com a atribuição de denominação às diversas salas do Museu. O momento será marcado pela estreia do Piano C. Otto Berlim, executado pela talentosa pianista Cláudia Rocha, que apresentará composições de Cláudyo Carneiro, acompanhadas pela poesia de António Carneiro, na voz do aclamado ator David Morais Cardoso.

Logo após, às 11h30, será inaugurada uma série de novas obras que passarão a integrar a exposição permanente do Museu, enriquecendo ainda mais o acervo cultural da região.

À tarde, a partir das 15h, os visitantes terão a oportunidade de participar do lançamento do livro "50 Abris", uma obra comemorativa e colaborativa dos 50 anos do 25 de abril, pela Truz Truz Editora. O evento contará com a participação do projeto artístico “Poesia fora da Caixa”, que interpretará trechos do livro, acompanhados pela música de Cláudia Rocha ao piano, e a poesia declamada por David Morais Cardoso, com a participação especial de Sara Leal

Simultaneamente, serão inauguradas três novas exposições de arte contemporânea: "Underground" de Gina Marrinhas (pintura), "Underground" de Lauren Maganete (fotografia) e "Underground" de Pia Gonçalves (collage). Além disso, será realizada a colocação da "Coleirinha Vermelha" na obra escultórica "Sabu", do artista António Azenha. Este moemnto será um tributo ao 124º Aniversário de Alice Cardoso Pinheiro, e versará sobre a história dos seus amados gatos "Sabu", tema também presente na obra de pintura de Nuno Fonseca.

Às 17h, os presentes poderão brindar com a "Bairrada de Honra" nos jardins da Fundação, desfrutando de momentos de convívio e descontração.

E para encerrar este dia especial com chave de ouro, às 18h, será realizado o Recital "Ciclos de Lua Nova | Série Internacional de Recitais de Piano e Música de Câmara", com a participação de talentosos músicos: Bernardo Santos (piano), Burak Özkan (violoncelo) e Dilan Oguz (flauta).

A Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro convida a todos os apaixonados pela arte e cultura a participarem desta celebração memorável, que promete enriquecer os corações e mentes dos presentes com momentos de beleza e inspiração.


2024-13-05_Programa-2