Exposição "Vita Christi"

VitaChristiA Fundação tem o orgulho de anunciar que está representada na exposição "Vita Christi", do Museu Nacional de Arte Antiga, com a peça "Salvator Mundi" da nossa coleção de marfins, encontrando-se, ainda, no catálogo a peça de marfim "Nossa Senhora da Conceição".

Segundo a Comissária, Maria da Conceição Borges de Sousa, “a mostra Vita Christi, marfins luso orientais, mantendo o critério temático das exposições precedentes, pretende divulgar uma das linhas de pesquisa de um projeto científico em curso articulado entre o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e o Centro de Estudos de Além-Mar (CHAM): Portugal e as Artes da Expansão, séculos XV a XVIII - a produção de imagens em marfim resultantes do longo périplo luso rumo ao Oriente. Foi dado destaque expositivo a algumas imagens relacionadas sobretudo com a infância de Cristo. Como peça central, intervencionada para esta exposição, figura ainda um excepcional crucifixo de altar totalmente lavrado em marfim, exemplar emblemático do encontro de culturas.”

Esta exposição inaugura no dia 7 de Dezembro e estará patente ao público até 2 de Março de 2014 na Sala do Tecto Pintado, conforme convite.

Em anexo, seguem as fotografias dessas nossas duas obras em marfim e a respectiva classificação. Ambas em exposição permanente no Museu e presentes na última publicação do Museu, um Notebook Pocketskin, um projeto orientado por Vieira Duque e cujo Design e execução gráfica coube à Clássica – Arte Gráficas S.A.